RESERVAS

Curiosidades

CURIOSIDADES

Aprenda um pouco mais sobre os sabores do Japão

Temaki

Significado do nome

O “Te” em japonês significa mão e “Maki”, significa enrolado.

Veja mais curiosidades da culinária japonesa logo abaixo.

Temaki

Cone de algas recheado com peixe cru e arroz, o tradicional temaki, nasceu no século 19 como uma opção de comida rápida para os japoneses que moravam em Edo, cidade que posteriormente virou a capital nipônica: Tóquio.

Na época, os quiosques de sushi eram a opção mais popular, justamente pela facilidade no preparo da comida: o sushiman enrolava na própria mão uma espécie de charutinho com os recheios disponíveis e passava ao cliente.

O molho shoyu era oferecido em bacias comunitárias dispostas sobre o balcão. Para evitar que ele pingasse nas roupas das pessoas, em 1924 os japoneses inventaram o formato de cone.

Salmão

Salmão é o nome vulgar de várias espécies de peixes da família Salmonidae, que também inclui as trutas, típicos das águas frias do norte da Eurásia e da América. Várias espécies são criadas em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.

Além do baixo teor de gordura, ele é rico em Ômega 3, substância que promete a melhoria da memória, concentração, stress, pele, entre outros benefícios, também possui ferro, magnésio, selênio, potássio, cácio e vitamina D, B12, A, B3, B5.

Wasabi

Wasabi é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta wasabia japonica, sendo cultivado nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano.

Segundo os resultados de alguns estudos, o wasabi pode ser de grande ajuda para prevenir a formação de coágulos no sangue, o que é fundamental para evitar a trombose, que pode afetar o cérebro ou os coágulos que podem chegar aos pulmões.

Nori

Nori é uma espécie de folha feita a partir de algas marinhas amplamente utilizada em pratos da culinária japonesa. É geralmente de cor esverdeada ou avermelhada dependendo da espécie de alga empregada na fabricação. No Japão ele é geralmente de cor esverdeada.

O valor nutritivo do nori é inestimável! A alga é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, além de conter duas vezes mais proteína do que algumas carnes. São também excelentes fonte de iodo, mineral muito importante no funcionamento da glândula tireoide. São ricas em carotenos, podendo ter um efeito protetor contra a mutação de certas células cancerígenas.